O conteúdo deste blog é destinado a troca de informações a cerca dos serviços desenvolvidos na Casa Abrigo. A publicação destas serão pautadas no sigilo do endereço institucional, bem como de aspectos que possam comprometer o seu funcionamento.
Dúvidas sobre o projeto de intervenção entre em contato por meio do email: abrigo.nubia@gmail.com. Para contato com os técnicos da Casa Abrigo: creas.saojoaodeus@aracaju.se.gov.br ou (79)3179-3470

Pesquisar

Números de visitantes

domingo, 8 de agosto de 2010

Quem foi Professora Núbia Marques?

Professora Núbia Nascimento Marques nasceu na cidade de Aracaju em 21.12.1927 e faleceu em 26.08.1999. Cursou o primário no Colégio Menino Jesus, o Ginásio e o Clássico no Colégio Atheneu Sergipense, onde integrou a Arcádia Literária Estudantil. Graduou-se em Serviço Social e era Mestra pela PUC de São Paulo. Ensinou o 1º e o 2º graus, além disso, foi professora da Universidade Federal de Sergipe. Geriu o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico e presidiu a Fundese.
Atuava nos estudos de comunidades, de mulheres trabalhadoras e da igualdade de gênero. Foi exemplo de força através da realização de denúncias e organização de movimentos pela Anistia em Sergipe na época da Ditadura Militar.
Sempre foi independente em suas ações, complementando suas obras com traços modernos e desafiadores.  Poeta e romancista, Núbia foi a primeira mulher a fazer parte da Academia Sergipana de Letras. Atualmente permanece entre os grandes destaques da nossa literatura, o que demonstra a atuação da mulher brasileira no campo das letras. Feminista, emprestou toda sua rebeldia as obras, nas quais fica evidente a sua indignação diante das injustiças praticadas na sociedade.
Sempre com um toque de artista, dedicou-se à pintura e ao desenho. Em 1948 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Sociedade Brasileira de Artes Plásticas. Logo após o seu casamento regressou a Sergipe. Foi autora de várias obras, dentre elas: “Dente na Pele”, Berço de Angústias, O Passo de Estefânia, O sonho e a Sina. Para comemorar seus setenta anos de existência e o quadragésimo ano de imersão no universo literário que a transbordava e que a cercava, Núbia lançou em 1997 Caminhos e Atalhos. O livro Do Campo à Metrópole foi lançado postumamente em 1º de setembro com o apoio da empresa G. Barbosa e pela família da autora.

4 comentários:

  1. Muito interessante a partida em criar um blog sobre a casa abrigo, vamos torná-lo um espaço de discussão e troca de experiências!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de mais material da professora para a minha tese de mestrado

    ResponderExcluir
  3. Olá Mary, deixe o seu email e o tipo de documento necessário. Qualquer dúvida poderá entrar em contato através do email: abrigo.nubia@gmail.com ou pelo telefone: 3179-3470.

    ResponderExcluir
  4. Olá casa abrigo nubia marques,
    aproveitando o comentário da colega Mary acima, também gostaria de informações a respeito dos materiais produzidos pela professora Núbia Marques, especificamente sobre a sua obra póstuma "Do Campo à Metrópole", se ainda encontra a venda, ou se é possível obter acesso a obra de alguma forma. Sou aluno do mestrado de sociologia e estou estudando sobre os mais destacados empresários de Sergipe.

    ResponderExcluir

Recados