O conteúdo deste blog é destinado a troca de informações a cerca dos serviços desenvolvidos na Casa Abrigo. A publicação destas serão pautadas no sigilo do endereço institucional, bem como de aspectos que possam comprometer o seu funcionamento.
Dúvidas sobre o projeto de intervenção entre em contato por meio do email: abrigo.nubia@gmail.com. Para contato com os técnicos da Casa Abrigo: creas.saojoaodeus@aracaju.se.gov.br ou (79)3179-3470

Pesquisar

Números de visitantes

Rede de Atendimento

A rede de atendimento a mulher em situação de violência no âmbito nacional é ministrada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres-SPM, tem como ferramenta o "Disque 180", que constitui num serviço de orientação para as mulheres, no que concerne aos seus direitos, bem como proceder em casos de agressão.
A rede de atendimento em Sergipe é organizada por órgãos estatais e entidades não governamentais. Em Aracaju existe no âmbito da Assistência Social a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS São João de Deus e Casa Abrigo Profª Núbia Marques.
Na área Jurídica através da 11ª Vara  Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, com deferimento das medidas protetivas de urgência preconizadas pela Lei Maria da Penha, o Departamento de Atendimento à Grupos Vulnerávies-DAGV, com o registro de boletim de ocorrência e investigação do caso, o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres-NUDEM e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres-CPPM.
Na área da Saúde, existe a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e por fim o Instituto Médico Legal em emitir laudo do corpo de delito.
Em caráter de atendimento por entidade não governamental, se destaca a União Brasileira de Mulheres de Sergipe, ao oferecer orientações as mulheres sobre seus direitos, bem como no fomento acerca da melhoria do enfrentamento a violência doméstica no Estado.
Para visualizar a rede de atendimento em Sergipe com endereços e contatos, acesse o seguinte link: Rede em Sergipe.

Compromisso da Rede de Atendimento

A rede de atendimento à vítima de violência doméstica contra a mulher é muito importante no processo de resolutividade dos casos, visto que a partir dos primeiros encaminhamentos e da forma em que são tratadas, as mulheres em situação de violação de direitos podem se sentir acolhidas, minorando assim qualquer sensação de impunidade e de descaso.

Os órgãos que trabalham diretamente com esse público deve ter como princípio a realização de um atendimento diferenciado, no qual a mulher possa se sentir segura, em hipótese nenhuma ser exposta a mais um tipo de violência, por exemplo, preconceitos, julgamentos, perguntas inoportunas. Por isso é necessário que as vítimas de violência doméstica ao chegar em qualquer instituição, deve ser atendida em caráter prioritário, principalmente quando estão com escoriações visíveis. Geralmente sempre chega um curioso para perguntar o motivo dos ferimentos ou ematomas, fato que deixa a mulher ainda mais fragilizada.

É salutar que os profissionais tomem ciência da extrema complexidade que é trabalhar com usuárias com histórico de vida de reprodução de violência. Na maioria dos casos é evidente o alto índice de desestruturação familiar desde a infância através da utilização de substâncias psicoativas.

Rede de Atendimento Casa Abrigo

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Maternidade e Hospital Santa Isabel
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Urgências Médicas
CREAS São João de Deus
Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres
Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres
Defensoria Pública da Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recados