O conteúdo deste blog é destinado a troca de informações a cerca dos serviços desenvolvidos na Casa Abrigo. A publicação destas serão pautadas no sigilo do endereço institucional, bem como de aspectos que possam comprometer o seu funcionamento.
Dúvidas sobre o projeto de intervenção entre em contato por meio do email: abrigo.nubia@gmail.com. Para contato com os técnicos da Casa Abrigo: creas.saojoaodeus@aracaju.se.gov.br ou (79)3179-3470

Pesquisar

Números de visitantes

Quem Somos


 A criação da instituição data a partir de dezembro de 2002, sendo a casa inaugurada em fevereiro de 2003, a partir de convênio entre a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-SEMASC (atual Secretaria Municipal de Assistência social e da Família) e a União Brasileira de Mulheres-UBM. Em janeiro de 2008 a instituição passou a ser administrada pela SEMASC com recursos do Governo Federal, tendo em vista o fim do convênio com a União Brasileira de Mulheres. 

Possui o nome da Professora Núbia Nascimento Marques em homenagem por sua atuação no campo da igualdade de gênero. A professora nasceu na cidade de Aracaju em 21.12.1927 e faleceu em 26.08.1999. Cursou o primário no Colégio Menino Jesus, o Ginásio e o Clássico no Colégio Atheneu Sergipense, onde integrou a Arcádia Literária Estudantil. Graduou-se em Serviço Social e era Mestra pela PUC de São Paulo. Ensinou o 1º e o 2º graus, além disso, foi professora da Universidade Federal de Sergipe. Geriu o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico e presidiu a Fundese.

Atuava nos estudos de comunidades, de mulheres trabalhadoras e da igualdade de gênero. Foi exemplo de força através da realização de denúncias e organização de movimentos pela Anistia em Sergipe na época da Ditadura Militar.

Sempre foi independente em suas ações, complementando suas obras com traços modernos e desafiadores.  Poeta e romancista, Núbia foi a primeira mulher a fazer parte da Academia Sergipana de Letras. Atualmente permanece entre os grandes destaques da nossa literatura, o que demonstra a atuação da mulher brasileira no campo das letras. Feminista, emprestou toda sua rebeldia as obras, nas quais fica evidente a sua indignação diante das injustiças praticadas na sociedade.

Com um toque de artista, dedicou-se à pintura e ao desenho. Em 1948 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde frequentou a Sociedade Brasileira de Artes Plásticas. Logo após o seu casamento regressou a Sergipe. Foi autora de várias obras, dentre elas: “Dente na Pele”, Berço de Angústias, O Passo de Estefânia, O sonho e a Sina. Para comemorar seus setenta anos de existência e o quadragésimo ano de imersão no universo literário que a transbordava e que a cercava, Núbia lançou em 1997 Caminhos e Atalhos. O livro Do Campo à Metrópole foi lançado postumamente em 1º de setembro com o apoio da empresa G. Barbosa e pela família da autora.


 A Casa Abrigo é uma instituição de medida protetiva e provisória, cujo objetivo é acolher mulheres em situação de violência doméstica e sob ameaça de morte, juntamente com filhos/as de menor idade, num período máximo de três meses.


Sigilo de Endereço
O sigilo é uma norma do Ministério da Justiça, para a segurança das abrigadas e da equipe de profissionais, item assegurado desde o firmamento do convênio. Para a manutenção do sigilo é tomada a precaução da não divulgação de endereço em listas telefônicas ou outros meios de comunicação social, como também a mudança de endereço a cada ano.

Porta de entrada

A porta de entrada para a Casa Abrigo é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS São João de Deus, situado a Rua São João S/N Bairro Santo Antônio em Aracaju-SE Brasil, integrante do Sistema Único da Assistência Social-SUAS, que se constitui em uma unidade pública estatal de proteção de serviços especializados e continuado à família e indivíduos que têm seus direitos violados. 
O CREAS oferece serviços de Média Complexidade e encaminhamento para serviços de Alta Complexidade, articulados com a rede de Proteção Social Especial e demais políticas públicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos-SGD.
É importante destacar que para ser abrigada, a mulher em situação de violência deverá registrar o boletim de ocorrência em uma delegacia. Em Aracaju-SE, os casos deverão ser denunciados no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis, no qual se localiza a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher-DEAM.

Equipe Profissional

A equipe profissional responsável pelo atendimento é constituída por uma Assistente Social e uma Psicóloga. Os profissionais são responsáveis pela escuta qualificada, momento em que são direcionados os encaminhamentos requeridos em cada caso apresentado.
Durante o período de abrigamento, as assistidas são acolhidas de acordo com a necessidade evidenciada. Todos os procedimentos desenvolvidos são pautados em um serviço de qualidade, priorizando a integridade física, psíquica e moral, tendo em vista ser um momento sequencial de fragilização e/ou ruptura com os laços afetivos com o agressor.
  

Encaminhamentos

Além de serem encaminhadas para Delegacias, as usuárias também são acompanhadas em consultas e atendimento em Hospitais, Urgências Médicas, Instituto Médico Legal, Unidade Básica de Saúde, Instituto Médico Legal, Centro de Apoio Psicossocial-CAPS, Maternidades, Centro de Referência da Assistência Social-CRAS e Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS, dentre outros. 

Onde procurar ajuda?
-Através do Disque 180
-CREAS São João de Deus
Rua São João S/N Bairro: Santo Antônio em frente ao forródramo. Aracaju-SE Telefone: 3179-3470
-Departamento de Atendimento à Grupos Vulneráveis-DAGV (Delegacia da Mulher)
Rua Itabaiana S/N Bairro: Centro (Esquina com rua Estância) Prédio da antiga Maxtel Telefone: 3205-9400 / 8853-5365

Recados