O conteúdo deste blog é destinado a troca de informações a cerca dos serviços desenvolvidos na Casa Abrigo. A publicação destas serão pautadas no sigilo do endereço institucional, bem como de aspectos que possam comprometer o seu funcionamento.
Dúvidas sobre o projeto de intervenção entre em contato por meio do email: abrigo.nubia@gmail.com. Para contato com os técnicos da Casa Abrigo: creas.saojoaodeus@aracaju.se.gov.br ou (79)3179-3470

Pesquisar

Números de visitantes

domingo, 5 de setembro de 2010

Curso sobre abuso sexual contra crianças, adolescentes e mulheres

O Curso foi organizado pela ex-psicóloga do CREAS São João de Deus, Aline Machado, cujo objetivo foi transmitir conhecimento acerca da violência sexual contra crianças, adolescentes e mulheres. A proposta do curso esteve ligada ao desenvolvimento de habilidades para a identificação de casos de violência.
O evento aconteceu nos dias 28/08/2010 e 04/09/2010, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação de psicólogos, advogados, assistentes sociais e estudantes das respectivas áreas. A progamação foi norteada por palestras, filmes e debates.
No dia 28/08/2010, das 08h 00min às 13h 00min e das 14h 00 às 18h 00min, com os seguintes temas e palestrantes:
Violência contra crianças e adolescentes: Psicóloga Aline Machado
Filme: Anjos do Sol
Violência contra crianças e adolescentes no âmbito jurídico: Miriam Teresa Cardoso Machado(Promotora do NAIA) e Ana Leila Costa Garcez (Promotora da 11ª Vara Criminal)
Violência no âmbito da saúde: Drª Patrícia Chaves (Coordenadora do Núcleo de Violência da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes)
No dia 04/09/2010, das 08h 00min às 13h 00min e das 14h 00min às 18h 00min, dando continuidade ao evento, foram apresentados os seguintes temas:
Violência Doméstica: Psicóloga Aline Machado Goés
Filme: Marcas do silêncio
Violência Sexual: Psicólogo Jorge Barbosa (Especialista em Sexologia)
Violência contra as mulheres e Casa-Abrigo Profª Núbia Marques: Monique Oliveira (Estagiária em Serviço Social da Casa-Abrigo)




O evento foi um marco tanto para os profissionais, quanto para os alunos da área de direito, psicologia e serviço social. Sobre a violência doméstica contra a mulher, houve grande impacto diante da tristeza em que são marcados os casos atendidos pelo CREAS São João de Deus e Casa-Abrigo.
O momento foi reservado à apresentação sobre a violência doméstica e suas consequências, sobre como acessar os serviços da rede de atendimento. Após a palestra e vídeos, os ouvintes fizeram seus questionamentos, dentre eles: Os encaminhamentos usuais que são realizados na Casa-Abrigo, se há alguma entidade que trate do agressor, sobre a efetivação da Lei Maria da Penha e por fim o próprio funcionamento da instituição, já que é de endereço sigiloso e acesso restrito.



Um comentário:

  1. Poucas mulheres terão coragem de denunciar um abuso ou violência enquanto não houver uma real mudança nas leis. O medo é o principal fator impeditivo de denúncias.

    ResponderExcluir

Recados